Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e suas novas descobertas, a medicina diagnóstica evoluiu bastante favorecendo tanto pacientes quanto médicos, uma vez que exames, procedimentos e resultados tornaram-se mais simples, rápidos e seguros.
Além disso, a precisão dos diagnósticos melhorou bastante, diminuindo as chances de erros e possibilitando uma maior exatidão na escolha do tratamento mais adequado para determinada patologia.
Prevenção
As novas formas de realização de exames são essenciais para prevenir doenças e agravamento de problemas.
O que anos atrás era praticamente impossível de detectar, hoje pode ser identificado em pouco tempo sem a necessidade de procedimentos invasivos, agressivos e dolorosos.
A ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons ou, conforme a sigla em inglês, Positron Emission Tomography) são bons exemplos de como os avanços tecnológicos têm auxiliado a medicina.
A tecnologia médica permite identificar tumores com menos de dois milímetros em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta significativamente as chances de cura.
Através de exames específicos, o médico pode mapear a localização exata de tumores e das células cancerígenas, o que facilita a tomada da decisão correta quanto ao tipo de tratamento a ser adotado.
|